quinta-feira, 11 de março de 2010

Heron e o Aeolípile.


O matemático e inventor Heron viveu em Alexandria, Egito. Há pouca informação em relação a sua vida. O período preciso ao qual o Heron viveu é um ponto controverso. Baseado nos textos escritos por ele pode-se estipular que ele conhecia os trabalhos de Arquimedes, e de Philo o Bizantino, que é conhecido por ter sido um contemporâneo de Ctesibius. A única informação precisa sobre Heron é que ele era aluno de Ctesibius. O período que viveu Heron pode ser fixado a partir do conhecimento da época em Ctesibius viveu. O que leva os historiadores a estimar sem muita precisão que Heron deve ter vivido entre 70 e 150 A.C.

Em vida, Heron projetou o Aeolípile que era mais conhecido como a "Máquina de Heron" e é a precursora das máquinas a vapor, ou seja, foi a primeira máquina térmica construída na história da humanidade!
O mais impressionante era que o intuito de Heron era de divertir as pessoas. O funcionamento dessa máquina pode ser explicado pela Terceira Lei de Newton, que diz: "A toda força realizada existirá uma força de reação de mesma direção, intensidade e sentido contrário".

Esta máquina funciona da seguinte maneira: como se observa, o vapor produzido na caldeira em contato com a chama passa para a esfera móvel e escapa para a atmosfera através de dois tubos recurvados. O torque dado pela reação dos vapores que escapam faz girar o globo todo. Tal máquina deve ter sido construída mais pela curiosidade 'científica' de Heron e não propriamente para dela extrair algum trabalho mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário